TIANY FERNANDES CRIA "TIFFANY BONECAS BLACK" EM HOMENAGEM À FILHA
- Tchabana Vizon
- 4 de mar. de 2021
- 4 min de leitura

A CABO-VERDEANA TIANY FERNANDES vive atualmente em Portugal e trabalha na empresa NOS Comunicações há 7 anos. Mas desde Junho de 2020 ela começou a comercializar bonecas(os), através das redes sociais; um negócio empreendedor que deu o nome de TIFFANY BONECAS BLACK como forma de homenagear a filha Tiffany.
Aos 29 anos, a jovem natural de SÃO SALVADOR DO MUNDO, PURGUEIRA, falou com TCHABANAVIZON onde conta com entusiasmo da sua paixão pela nova atividade e o orgulho em oferecer às CRIANÇAS NEGRAS, em especial à filha, uma imagem que representa as origens Africanas.
COMO APARECEU A “TIFFANY BONECAS BLACK”?
A Tiffany Bonecas Black surgiu com a ideia de fazer com que todas as crianças negras se sentissem representadas. Sentia esse vazio sempre que ia nas grandes lojas, onde vendem todos os tipos de brinquedos, e não encontrava um (a) boneco(a) que tinha traços que simbolizavam as nossas crianças negras.
Eu por exemplo, tive uma única boneca negra a minha infância toda, e a mesma foi-me doada já sem um braço (risos) mas gostava dela.
FACEBOOK E INSTAGRAM SÃO DOIS ALIADOS DA TUA ATIVIDADE. CONTA MAIS ACERCA DESTE PROCESSO E O QUE TEM QUE FAZER UMA PESSOA QUE QUER ADQUIRIR UMA BONECA?
A venda é toda feita através do INSTAGRAM e do FACEBOOK. Normalmente, as pessoas enviam mensagens para as páginas onde perguntam o preço da boneca e as características das mesmas. O pagamento é feito através do MBWAY, TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA, WESTERNUNION, MONEYGRAM
O envio é feito através dos CTT para todo o Portugal e o resto do mundo, e em alguns casos, entrego em mãos quando a zona de residência é perto da minha. Até agora tem corrido tudo bem com as entregas
EXPLICA O FUNCIONAMENTO DO TEU NEGÓCIO, NO QUE TOCA AO STOCK E AOS FORNECEDORES, RELACIONANDO COM OS TEMPOS DA PANDEMIA
Bem, no início tinha pouca quantidade de mercadoria porque estava numa fase experimental e não sabia como seriam as vendas. Com o tempo e com o aumento da procura tive que aumentar o stock. Tenho vários fornecedores, e sou eu quem falo e negocio diretamente com eles, e claro, compro a quem me fizer um preço mais em conta(risos).
O Covid-19 veio abrandar e até parar muitos negócios. O ano passado a TIFFANY BONECAS BLACK conseguiu faturar bem mensalmente, mas este ano, devido à pandemia, todos nós sofremos grandes cortes salariais e é normal que as pessoas estejam mais preocupadas em garantir os bens de primeira necessidade.
ESTE NÃO É O TEU "PLANO A" PORQUE TENS O TEU TRABALHO. DE QUE FORMA É QUE DESDOBRAS-TE COM AS ENTREGAS E EXERCER A TUA FUNÇÃO NA EMPRESA NOS?
Sim, é verdade. Tenho o meu trabalho fixo e vender bonecas tornou-se um hobbie prazeroso. Também, como trabalho perto dos CTT, dá para encaixar esta rotina na minha agenda porque a maior parte das vezes vou aos correios na minha hora do almoço, ou então nas minhas folgas e consigo conciliar tudo.
PENSAS ABRIR UM ESPAÇO FÍSICO?
O meu grande objetivo é conseguir abrir uma loja física, e mais tarde, se Deus quiser, poder expandir o meu negócio.
SENDO MÃE, AFRICANA E EMPREENDEDORA, ACHAS QUE É OBRIGATÓRIA DAR ÀS CRIANÇAS NEGRAS ALGO COM QUE ELAS POSSAM SE ESPELHAR E IDENTIFICAR?
Penso que é uma peça indispensável para a construção da identidade. No meu caso, sempre disse que no dia em que eu fosse mãe, a primeira boneca da minha filha ou filho, seria negra e assim foi quando a minha filha nasceu. Ela adora brincar, e hoje já com algumas, chama-as de princesas africanas.
Os pais devem ser os primeiros veículos de formação e valorização da auto estima da criança porque muitas vezes elas crescem confusas e iludidas.
Eu já ouvi criança negra a dizer "crianças brancas são mais bonitas", "quero ter cabelo liso" "odeio bonecas negras" e fiquei perguntando... Os pais andam a preparar os filhos para serem o quê?
CONCORDAS COM A FRASE “CRIANÇAS NEGRAS_BONECAS NEGRAS”?
Esta frase é delicada... Concordo que crianças negras devem brincar com bonecas negras sim, no entanto, também podem ter outras para saberem que, no mundo, o mais importante não é ser preto/branco mas sim tratar todos com respeito e de forma igual.
Para mim as bonecas negras deveriam ser as primeiras a serem compradas pelos pais negros, no sentido de oferecer, desde cedo, uma imagem com características que possam ser reconhecidas pelos filhos. É fundamental mostrar essa cultura e a origem da negritude. Temos de educar fortemente para que as nossas crianças sintam orgulhosas dos seus antepassados, felizes em aceitarem a cor da sua pele e de serem africanos. E que não precisam, nunca, negar o seu corpo para se afirmarem como pessoa.
QUAL FOI A MAIOR PROVA QUE RECEBESTES E QUE TE DEU MAIS VONTADE DE CONTINUAR NESTE RAMO?
A minha maior motivação é a reação das crianças quando recebem as bonecas. Os pais enviam-me vídeos e fotografias das crianças todas felizes, com as bonecas ao colo, eu fico toda emocionada. Estes "momentos" me deixam extremamente realizada porque sinto que, além de contribuir para a diversão, estou a ajudar na consciencialização dos mais pequenos.
QUAL O TEU DESEJO COM ESTE PROJETO?
Eu amo muito aquilo que faço e espero um dia tornar isto na minha principal atividade. Quero levar autoestima, representatividade e felicidade a todas as crianças negras do mundo e quem sabe influenciá-las a rejeitar o "padrão da beleza" vendido pelos meios de comunicação.
CONTATOS:
INSTAGRAM: @tiffanybonecasblack
parabéns Tiany