top of page
Buscar

SOLANGELA ALMEIDA: “EU SOU A MULHER DA MINHA VIDA”

  • Tchabana Vizon
  • 27 de mar. de 2022
  • 7 min de leitura

ree

Atualmente a viver em Espanha, onde se encontra a fazer o Mestrado em Turismo, Solangela Almeida, de 25 anos, não se intimidou diante do desafio colocado pela equipa TCHABANAVIZON.

Em uma entrevista feita pelo Messenger e respondida por ela através do email, a jovem natural de Nossa Senhora da Graça (Praia), que mudou para Picos aos 4 anos de idade, partilhou connosco alguns desejos, sonhos e... uma imensa gratidão.

O DESEJO de editar um livro, o SONHO de vir a ser Ministra de Cabo Verde na área turística e a GRATIDÃO por ser injetada com valores transmitidos desde infância que a ajudaram na construção de uma pessoa determinada e perspicaz. Neste processo de princípios e ensinamentos, Solangela não esquece a Avó Laura, que apesar da sua partida, continua sendo uma fonte de inspiração. A mulher que a criou com base em ensinamentos, muitos talvez discutíveis na altura, mas que proporcionaram um entendimento melhor da sociedade e do significado de MULHER.

FALE-NOS DA TUA INFÂNCIA EM ACHADA IGREJA(PICOS) E A FORMA COMO ESTE MUNICÍPIO AJUDOU NO TEU DESDENVOLVIMENTO?


Fui viver em Picos quando tinha 4 anos. Matricularam-me no ensino pré - escolar e a partir daí comecei a aprender a ler, escrever, a socializar com outras crianças e a ter amigos. A minha infância foi, sem dúvida, uma das melhores fases da minha vida, rodeada por familiares, vizinhos e amigos, onde tinha sempre uma piada boa, um acontecimento inédito: furta simbron, tambarina i mangui di vizinhos, a venda de tabaco, as fugidas para jogar baralho, as festas de bonecas com várias madrinhas, inventar estudos na casa de um colega para podermos brincar, participar no ensaio do grupo coral para poder ir à missa aos sábados e domingos… meu Deus quanta falta isso me faz!


SABENDO QUE FOSTES CRIADA PELA TUA AVÓ, FALECIDA HÁ QUATRO ANOS, COM AQUELA RIGIDEZ DE PESSOAS DO INTERIOR, CONSEGUES DESCREVER OS ENSINAMENTOS QUE INFLUENCIARAM O TEU JEITO DE SER E DE ESTAR?


Metade daquilo que sou hoje é fruto da educação que me foi dada. Costumam dizer que sou a cópia da minha avó, talvez porque herdei a sólida personalidade dela e um feitio não muito fácil de lidar, confesso( hahaha).

A minha criação foi à base do: Senta-te como deve ser, não podes ir à placa desportiva, saia daqui que essa conversa não é para sua idade, tens de deitar às 21 horas porque não podes assistir a telenovelas, não deves ir jogar baralho com os rapazes porque tu és uma menina. Foram muitos “não”, por isso, hoje, estou em busca dos “sim”, porque ela sempre me dizia, “existe uma hora para tudo, por isso, não te apresses. Tenha postura e seja coerente nas tuas ações”… é por isso que uma das minhas maiores ambições é me tornar ao menos a metade da mulher que ela foi.


TEM ALGUM MOTIVO ESPECIAL PARA A ESCOLHA DA ÀREA DE TURISMO?


Não. Quando se conclui o ensino secundário muitos de nós, enfrentamos o grande dilema, que é saber qual caminho seguir. Alguns são influenciados pela família e quase sempre acabam por fazer aquilo que a família quer e não aquilo que realmente desejam, até porque muitas vezes não sabemos o que desejamos.

Quando já era a altura de fazer a minha licenciatura, procurei informar-me das ofertas formativas nas diferentes universidades do país. Vi que no ISCEE(Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais), na Cidade da Praia, dispunham de um curso chamado Comércio e Negócios Internacionais. Fiquei interessada e decidi matricular-me. Só que dias depois me avisaram que o curso não abriria e que tinha de escolher um diferente, então, optei por turismo e graças a Deus me adaptei bem e hoje sou apaixonada pela área.

Já agora deixo aqui uma sugestão aos responsáveis de educação: É de extrema importância e urgência planear e intensificar a prática da Orientação Vocacional nas escolas de modo a explorar, motivar e ajudar os estudantes a descobrirem a sua aptidão para assim fazer uma escolha vocacional mais assertiva.


"A mulher por si só já é majestosa e quando busca conhecimento se torna ainda mais encantadora".

NESTE MOMENTO, ESTÁS NO 1º ANO DO MESTRADO NA UNIVERSIDADE LA LAGUNA. AO CONTRÁRIO DE MUITOS CABOVERDEANOS QUE OPTAM POR PORTUGAL, POR EXEMPLO, TU ESCOLHESTES UM OUTRO DESTINO PARA CONTINUARES OS ESTUDOS. O QUE É QUE ISSO REPRESENTA?


Os desafios me encantam e o novo me fascina…Não conheço Portugal, mas, conheço a língua, a cultura, ouço e vejo sempre as histórias e novidades postadas pelos meus amigos que vivem lá. Eu procurei um país com um idioma e uma cultura diferente, porque para além de fazer o mestrado quero também aprender novas línguas e conhecer hábitos distintos para aperfeiçoar o meu Know How.


QUAL É A SENSAÇÃO DE ESTAR NESTE PONTO DA TUA VIDA, E… QUANDO OLHAS PARA TRÁS O QUÊ QUE VÊS?


O caminho até aqui me custou amizades, amores, lágrimas, perdas e frustrações.

Eu era uma pessoa muito intensa e muitas vezes não media as palavras quando me dirigia à uma pessoa. Também me afetava muito as opiniões alheias.

Durante este percurso encontrei vários caminhos, tropecei nos meus sentimentos, permiti me sabotar, mas, em momento algum, prejudiquei alguém para que eu pudesse me levantar e me curar.

E eu continuei…estou na melhor fase da minha vida, as vezes mato 2 cães por dia, e outras vezes um cão me mata. Apesar de tudo me permiti ao novo: novas amizades, lugares diferentes, saí da minha zona de conforto e redescobri-me. Aprendi a lei do Carpe Dien, e que todos merecemos um recomeço. Eu sou a mulher da minha vida.


ACREDITAS QUE ESTUDAR É UMA DAS FERRAMENTAS PARA A LIBERDADE PLENA, PRINCIPALMENTE PARA A MULHER QUE OUTRORA FOI NEGADA ESTA OPORTUNIDADE?


Um dia a minha avó me contou que o pai não permitia que ela frequentasse a escola para não aprender a escrever cartas de amor ao seu amado. E ela só me contou isso porque encontrou uma carta que escrevi ao meu primeiro amor (risos).

Concordo plenamente que o conhecimento é uma arma poderosa, por isso,há que saber usá-lo. A mulher por si só já é majestosa e quando busca conhecimento se torna ainda mais encantadora. Devemos direcionar nossa potência à prosperidade, não apenas para escrever uma carta ao nosso amado ou então ridicularizar outras mulheres nos chats e nos comentários. Podemos ocupar todos os lugares no mundo e abrir todas as portas porque a educação aliada ao bom senso se torna a chave mestra.


RECENTEMENTE, NA TUA PÁGINA DO FACEBOOK, PARTILHASTES UM TEXTO DIRIGIDO À TUA AVÓ QUE CONSIDERAS SER A TUA MÃE. DESDE QUANDO ESTE AMOR PELA ESCRITA?


Existe uma frase que diz “ Quem escreve constrói um castelo, e quem lê passa a habitá-lo”. Não quero ser a que apenas habita, quero ser a própria construtora.

A composição que publiquei é tudo parte de um livro que praticamente já está feito mas ainda não chegou ao papel. A escrita me acompanha desde o momento em que aprendi a ler, pois, apreciava todos os textos didáticos e por isso fui construindo a minha personalidade, inspirada em contos dos livros e esse amor foi crescendo. Comecei a pedir diários como presente e sempre descrevia como fora o meu dia. Nos momentos tristes, abria o meu diário e começava a ler as minhas histórias e logo me alegrava.

Os livros passaram a ser a minha companhia preferida, quanto mais livro melhor, dessa forma fui aperfeiçoando a minha escrita e prometi a mim mesma que um dia assinaria o meu nome no final de um texto.


"Cada mulher é um mundo aparte e são as nossas diferenças que nos tornam únicas".

ENTÃO EXISTE MESMO O DESEJO DE EDITAR UM LIVRO. QUERES CONTAR MAIS SOBRE ISSO?


O livro possui 4 capítulos, e cada capítulo irá descrever as diferentes fases da nossa trajetória. Porquê nossa? Porque acredito que muitas experiências são comuns: ir à escola pela primeira vez, fazer amigos, competir notas, apaixonar, mentir aos pais, fugir de casa, escolher um curso, sofrer por amor, etc.

Quero permitir que o leitor faça uma viagem onde as dores e as falhas não são romantizadas, o sofrimento existe, todos os dias erramos, mas que há sempre um novo capítulo a ser escrito porque devemos perdoar os nossos erros e aprender com as nossas falhas.


E QUEM SÃO OS TEUS AUTORES FAVORITOS?


O espaço não cabe para mencionar todos os meus “escriloves” hahahaa, mas pronto, faço um top 5, cujo alguns até já chegamos a trocar mensagens.

1º Paulo Coelho

2º Nicholas Sparks

3º Fabíola Simöes

4º Marta Medeiros

5º Ryane Leäo


MULHER. QUE TIPO DE VISÃO TENS SOBRE A MULHER CABOVERDEANA?


Não existe mais bonita, mais persistente e mais forte. A mulher caboverdiana é a primeira maravilha de Cabo Verde.

Cada vez mais, temos mulheres ocupando cargos importantes no país e na diáspora, outras grandes mulheres optam por cuidar da casa e da família.

Todas elas lutam diariamente para o sucesso, principalmente das pessoas que amam. Apenas precisamos nos unir mais, respeitar uma à outra, alegrar com o sucesso de cada uma, ter empatia e entender que cada mulher é um mundo aparte e são as nossas diferenças que nos tornam únicas.


UMA PALAVRA QUE TE DEFINE?


Disponível.


ALÉM DA TUA AVÓ, EXISTEM MAIS MULHERES QUE TE INSPIRAM?

Creio que todas as mulheres me acrescentam algo, cada uma tem sempre uma experiência diferente.

A minha mãe é o maior exemplo de humildade e bondade, as minhas irmãs, tias e primas são guerreiras e decididas, tenho um enorme orgulho de todas as minhas amigas, elas caem, mas, não quebram.

Sou muito grata a todas as minhas professoras que paciente e incansavelmente contribuíram e ainda contribuem para o meu sucesso, obrigada por todo o carinho e por acreditarem em mim sempre, apesar das minhas falhas.

Todas me inspiram e sou a soma do afeto de cada uma delas. Também sou apaixonada pela Anitta (cantora brasileira) ela é detentora de um poder feminino cativante: canta, dança, fala línguas, é empresária, ousada, divertida, sexy, etc. Ela é a verdadeira explicação de que a palavra “limite” não é feminina…



MAIOR SONHO COMO MULHER E SER HUMANO, TENS?


No campo profissional tenciono ser uma das ministras do Turismo em Cabo Verde para planear e incrementar ainda mais essa atividade no nosso destino e fazer com que o PIB cresça e o país desenvolva.

Desejo também me tornar uma mãe “coruja” e proporcionar boas energias a todos que me cercam.

Como ser humano gostaria que houvesse menos diferenças sociais relativamente à raça, cor da pele, cultura, etc. Para mim existem vidas e todas as vidas importam.

ree

TRAJETO ACADÉMICO



2002 - 2008

Ensino primário no agrupamento II de Achada Igreja - Picos


2008 -2014

Concluiu o ensino secundário no Liceu Amílcar Cabral - Santa Catarina


2014 - 2018

Licenciatura em Gestão e Planeamento em Turismo no ISCEE - Praia


Fevereiro de 2020 até Novembro de 2021 Explicadora dos alunos que frequentam a escola Portuguesa em Cabo Verde.


2021 - Presente

Mestranda em Turismo na Universidade La Laguna - Tenerife





APAIXONADA POR LIVROS

O Alquimista - Paulo Coelho

As palavras que nunca te direi - Nicholas Sparks

Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes - Stephen Covey

Seja foda - Caio Carneiro

Nunca Desista dos seus sonhos - Augusto Cury

As 5 pessoas que você encontra no céu - Mitch Albom


SÉRIES FAVORITAS

Doramas

Crash landing on you

Vis a Vis

Oscuro Deseo


FILMES

A través de mi ventana

Milagre na cela 7


MÚSICAS

Vida é luta - Projota

Orgulho - Plutónio


Comments


Espaço Feedback

Obrigado

"O começo é a parte mais importante do trabalho" Platão

bottom of page