“SER PROFESSORA É PARA MIM UMA BENÇÃO”
- Tchabana Vizon
- 31 de dez. de 2021
- 6 min de leitura
Atualizado: 27 de mar. de 2022
SER PROFESSOR(A) É PARA ALGUNS APENAS UM “GANHA-PÃO” MAS PARA OUTROS É UMA MISSÃO. UMA MISSÃO DE RESPONSABILIDADE QUE REQUER DEDICAÇÃO E PACIÊNCIA. É VERDADE QUE É UMA PROFISSÃO NÃO TÃO BEM VALORIZADA COMO DEVIA, MAS TEM AQUELES QUE ACREDITAM E DEFENDEM ESTE OFÍCIO COMO UMA ARTE. UMA ARTE DE TRANSFORMAÇÃO.
COMO FORMA DE DAR VOZ AO TRABALHO DA MULHER, E PROMOVER, MAIS UMA VEZ A LEITURA, CONVIDAMOS MARIA DA LUZ SOUSA FERNANDES FURTADO PARA UMA ENTREVISTA ESPECIAL. ELA QUE É PROFESSORA DO ENSINO BÁSICO HÁ 20 ANOS E, APESAR DE CONSIDERAR QUE O ENSINO EM CABO VERDE TEM DADO PASSOS SIGNIFICATIVOS, DEFENDE QUE É PRECISO MAIS E MELHORES ESCOLAS E UM MAIOR APOIO ÀS FAMILIAS CARENCIADAS.
AOS 41 ANOS, A MULHER QUE NASCEU EM SÃO SALVADOR DO MUNDO E VIVE AGORA EM SANTA CATARINA (ASSOMADA), SENTE-SE REALIZADA COM O SEU PERCURSO NO ENSINO.
DESDE CRIANÇA SONHAVAS EM SER PROFESSORA OU FOI UMA PROFISSÃO QUE DESPERTOU INTERESSE AO LONGO DA TUA JORNADA?
Na verdade, foi a primeira alternativa, o primeiro trabalho que me surgiu, logo após ter terminado o ano zero (atual 12º ano). No entanto, ao longo dos tempos, comecei a identificar-me com esta profissão e cada dia sinto uma alegria enorme de fazer parte desta honrosa profissão.
O QUE É PARA TI ENSINAR?
É estar disponível para aprender e fazer com que os outros se aprendam. É conduzir alguém para um caminho com paciência e perseverança. Portanto, só ensina quem deseja aprender sempre, porque, o ensino exige esforço e o primeiro esforço começa com aquele que se disponibilizou para aprender.
QUE TIPO DE RELAÇÃO TENTAS ESTABELECER COM OS TEUS ALUNOS PARA QUE ELES POSSAM COMPREENDER MELHOR?
Procuro sempre desenvolver uma relação de amizade e respeito mútuo porque trabalhar com crianças exige uma contínua busca de algo que nos ajuda a coloca-las no centro das aprendizagens. Cada uma aprende no seu tempo e ritmo, e isso exige muita habilidade do orientador ⁄ a para fazer com que cada uma se aproprie das lições que serão dadas, baseando nas diversas brincadeiras e situações animadas que facilitam o acompanhamento das aulas.

COM O COVID 19 TIVEMOS QUE DIVIDIR A TURMA EM DOIS GRUPOS
JÁ SENTISTES QUE FOSTES INJUSTA COM ALGUM ALUNO(A)?
Digo que sim. Podia ter ajudado/orientado melhor algumas crianças, mas não consegui por ter pouca experiência na altura. Contudo, ao longo desta caminhada procuro reparar aquilo que num determinado momento, não fui suficientemente capaz de fazer melhor, e estar mais atento com cada criança.
COMO É SER MULHER, MÃE E PROFESSORA, NUM PAÍS EM QUE A CAPACIDADE DA MULHER É (AINDA) QUESTIONADA?
Para mim, ser Mulher, Mãe, Esposa, Professora, Catequista e ainda formanda do terceiro ano na escola de formação cristã é uma bênção. Tudo isso é presente de Deus para mim. Ele deu-me esses dons para pô-los ao serviço dos outros. Tudo que eu faço é com amor e por amor. É certo que, como humano, passo por alguns momentos de irritações e impaciência quando as coisas não correm bem. Não desanimo e não desisto porque há sempre aqueles que me encorajam com palavras e gestos e acredito que tudo vai dar certo.
CONCORDAS QUE PROFESSOR(A) DEVIA SER DAS ÁREAS MAIS BEM REMUNERADAS? PORQUÊ?
Sim. A classe do professorado podia ser mais bem recompensada, uma vez que, as várias profissões existentes tem na sua base o trabalho de um professor. É do trabalho do professor que resultou outras habilidades para que todos juntos construíssemos um mundo de cores, de produtos diversos, de palcos, de modas, de doutores, de governantes, de sacerdotes, médicos etc. etc. Entretanto, cada professor⁄ a tem o seu motivo de estar ou não nessa área como profissão de amor ou como forma de ganha pão. Daí que mediante cada situação há aqueles que se preocupam em fazer formações para estar cada vez mais capacitados para enfrentar os desafios, e aqueles que não se preocupam com isso. Essa remuneração também deveria ser vista nessa perspetiva, ou seja, quem se esforça mais e dá boa contribuição deveria ser também mais remunerada.
A TECNOLOGIA É HOJE UM IMPORTANTE ALIADO, TANTO PARA O EDUCADOR COMO PARA O EDUCANDO, PRINCIPALMENTE COM A CHEGADA DA PANDEMIA. ALÉM DO RECURSO A ESTA FERRAMENTA, COMO É QUE A ESCOLA E OS PROFESSORES SE ORGANIZARAM?
O ensino à distância foi graças a esse sistema que permitiu a continuação das aulas, pois o Covid-19 veio revelar a nossa fragilidade em todas as dimensões. Apesar que o ensino presencial ou de contacto é muito mais interativo e significativo devemos estar contentes porque a tecnologia possibilitou que os alunos não perdessem tanto o foco e permanecessem protegidos.
Cada escola se adaptou dentro das possibilidades e necessidades. Onde eu leciono, fizemos a divisão da turma para aulas presenciais, em dois grupos: o primeiro grupo com a metade da turma das 8-10horas e o segundo grupo das 10:30 -12;30horas. Sabendo que nem todas as crianças conseguem acompanhar o mesmo ritmo, na minha turma ( 1ano) havia crianças que ficavam para os dois momentos para ver se conseguiam ganhar alguma coisa. Também enviávamos tarefas de reforço para os pais dos alunos para praticarem e estarem sempre ligados aos assuntos importantes.

FESTA DE NATAL 2021
QUE TIPO DE PAPEL DEVE SER ASSUMIDO PELOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PARA QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO/SUCESSO DA CRIANÇA?
A educação é uma tarefa de todos e começa desde o básico. Podemos compará-la com a construção de uma boa casa, que na parte inicial se colocam as melhores pedras, as mais firmes para poder segurar todo o formato da própria casa. Assim também é a educação com a presença continua na vida dos filhos dando tudo de melhor (materiais necessários, presença de qualidade e acompanhamento no seu processo escolar). Da minha experiência como mãe e professora foi no básico que me dediquei mais com os meus filhos: os brinquedos eram pedagógicos para estimular leituras e contagens, conversava com eles e mostrava como procurar apoios nos livros e dicionários. Estando no liceu, não tinha essa preocupação porque faziam as coisas sozinhos e eu limitava a dar alguns esclarecimentos. No entanto, há pais que desvalorizam o básico como se não tivesse nenhum valor. Com isso, quero dizer que não há telhado sem esqueleto da casa. Por isso devemos cuidar para que as nossas crianças adquiram essa estrutura básica forte que lhes permitem segurar qualquer tipo de telhado, e podem caminhar até ao fim dos estudos e que lhes garantem um trabalho de qualidade, que seja fruto de empenho e dedicação.
E OS PROFESSORES?
O Professor(a) deve sempre ter ideias revolucionárias e incentivar a criatividade. Eu tenho maior orgulho de poder partilhar aquilo que sei com as crianças e acredito que não podemos acomodar e seguir religiosamente sempre as mesmas rotinas anuais de passar as matérias porque os alunos são diferentes e ,às vezes, requerem atenções especiais. Lembro-me de um aluno que eu tinha com grandes dificuldades de aprendizagem e que me desafiou em todos os sentidos. Respirei fundo, e procurei alternativas com ajuda da turma. Comecei a trabalhar com ele porque se uma criança não acompanha o ritmo talvez o professor deve repensar a forma como ensina. Graças ao empenho e trabalho este aluno está agora no 6ºano junto com os outros que iniciaram comigo o 1ºano. Isso é das minhas maiores vitórias.
O professor(a) não deve limitar a capacidade da criança. Teve também uma história de um outro aluno que fez, como símbolo de natal, o desenho de um prato e uma colher. Alguns professores acharam aquilo errado mas eu dei nota máxima porque para aquela criança a marca do natal pode ser uma realidade bem diferente do que árvore. Com isso quero dizer que o Professor(a) deve inovar, deve ajudar e estar disposto a explorar horizontes porque tanto podemos ser semeadores do bem como do mal.
QUAL É A TUA VISÃO SOBRE O ENSINO EM CABO VERDE?
Sou professora há vinte anos e vejo que muita coisa tem sido feita para a melhoria do ensino em Cabo Verde, mas o certo é que não se faz tudo de uma vez e nem todos os lugares tem as mesmas oportunidades. Efetivamente, o pilar da educação deve estar sempre na linha de frente. Parafraseando Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, nesta mensagem percebe- se o quão valioso é o ensino e a educação. Por isso, é preciso reforçar a situação do ensino em Cabo Verde com mais e melhores escolas, com apoio às famílias mais carenciadas cujos filhos desejam continuar os estudos superiores ou fazer formações que lhes permitem entrar no mercado de trabalho, mas que infelizmente não conseguem, por vários motivos e muitos perdem o ânimo e entram em maus caminhos.
SENTES-TE REALIZADA?
Hoje, por tudo que sou e faço sinto-me feliz e uma pessoa realizada com aquilo que pouco a pouco veio dar-me motivação para crescer e colaborar positivamente na comunidade onde estou inserida

T R A J E T Ó R I A
2001 A 2003
FIGUEIRA DAS NAUS
2003 A 2005
RIBEIRA DA BARCA
2005 A 2014
CHÃO RODRIGUES-PICOS
2014 ATÉ A DATA
POLO Nº1 DE ASSOMADA ESCOLA EX-EBC
Comments