PRÓXIMO MARKETING: AULAS DE CANTO OU APRENDER A TOCAR UM INSTRUMENTO
- Wandara Nara
- 14 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Um mês depois de “PANHA YACE”, o artista caboverdeano Tranka Fulha alinhou, neste mês de Março, em uma estratégia para promover o mais recente trabalho, “KA TA TEM DJA TEM”, que teve a participação de MC DISTRANKA.
A “jogada”, toda ela arquitetada pelo youtuber SEM PRESSA e a atuação do ex- manager e empresário Daeves Carvalho foi, “planejar” uma traição cometida pela mulher do artista que vive em França. Este “marketing” provocou um ruído gigante nas redes sociais, e não só, e por isso, também mereceu a nossa atenção. Analisaremos aqui, alguns pontos do outro lado desta moeda...
"amor e respeito são as frases para uma família feliz" Tranka Fulha

EXPOSIÇÃO DA MULHER E DA FAMÍLIA
Tranka Fulha conseguiu “usar” a mulher para se auto-promover. A propaganda e a música lançada não tem nada a ver uma com a outra, mas resultou. Só que ficam as questões... Vale tudo?, quais são os valores que este “marketing” trouxe quando falamos da proteção da família?
De forma imprudente e irrefletida, o artista aceitou participar de uma violência psicológica e moral, não só contra a própria mulher, mas também contra as mulheres, porque permitiu que ela fosse humilhada e atacada por meio de calúnia e difamação. E já agora... AMOR E RESPEITO NÃO SÃO FRASES, SÃO ATITUDES E AÇÕES.
TRAIÇÃO (ômi Vs mudjer) e COMPARAÇÃO COM O BRASIL
Nos vídeos que vimos, depois que saiu o videoclip, o artista surgiu orgulhoso e a vibrar, como se de um prémio se tratasse.
Defendeu que a sociedade tem que ter uma mente aberta e deu exemplos que no brasil isto é normal acontecer. Só que o Brasil é, SÓ o 5º país onde homens “matam” mulheres, e a causa principal desta conduta é o mesmo do “marketing”, ou seja, A TRAIÇÃO.
Mas, diante de uma sociedade machista, com delírio possessivo, a traição do homem é comum e tolerável_ ganha o prémio de macho alfa_ e a mulher quando "comete" o mesmo ato(fake news/não) é julgada e condenada até pelas próprias mulheres. Não é a toa o aumento de homicídio e suicídio por parte de fanáticos, em geral, e os números em cabo verde, em relação ao feminicideo tem aumentado de forma chocante.
VITIMISMO, NECESSIDADE DE ATENÇÃO E APROVAÇÃO
Um artista com mais de 100mil subscritores no youtube em Cabo Verde, uma marca alcançada por poucos; O vencedor da música do ano(cvma 2021), mas principalmente, um jovem "com nome".
Qual a necessidade de “pintar este papel”?. Parece que Tranka Fulha ainda não aceitou o fato das musicas não baterem MILHÃO, tão facilmente como quando começou. Com esta imagem de “coitadinho”, ele manipulou e comoveu os fãs, um truque típico de quem está com baixa autoestima.
Será esta a melhor mensagem para as crianças que te idolatram?.
De referir que a tua carreira decolou graças à tua simplicidade, espontaneidade e diferença. Foi este, o principal motivo de atração dos teus milhares de admiradores. Pena que, ao longo de todos estes teus cinco anos não percebestes e tivestes que “explorar” o nome da tua mulher para satisfazer o teu ego. As curvas da fama já roubaram muitas almas.
HUMILDADE, PROPÓSITO DA TUA MÚSICA E OUTRAS CONSIDERAÇÕES
Altos e baixos são processos normais na vida de um artista. Só que poucos entendem que “os altos” não são momentos de se endeusarem, nem “os baixos” ditam o fim de tudo, pois, devem servir para reflexão e estudos.
O artista deve reconhecer e admitir que, em determinadas fases da carreira, novas “vozes” e novos “talentos” contribuíram mais e melhor para a ascensão de um estilo, ou da própria promoção cultural. E isto, pode ser uma concorrência saudável quando o propósito for, exclusivamente, amor pela música.
Atualmente, a perda de qualidade e a escassez de artistas autênticos e polivalentes é, muito por culpa, desta sede de “aparecer”, ou de estarem presentes nas redes para terem “engajamento”. Acham, a maioria claro, que não precisam aprender a cantar nem saber tocar um instrumento porque, hoje, um computador ou um programa faz tudo. Por isso, temos mais artistas “parecidos”, orgulhosos em plagiarem-se uns aos outros porque o objetivo é ser famoso... é “cantar” para “bater”.
No entanto, um artista e as suas músicas carregam um valor maior. Um valor incomparável ao numero de visualizações e popularidade. E o marketing é sim uma técnica, que quando bem usado, acrescenta GRANDEZA. É desta forma, que é preciso respeitar a música, os fãs, e ser digno ao ponto de dizer “EU SOU ARTISTA”.
Comments