PODER DAS CURVAS: AMA O TEU CORPO (IM)PERFEITO E...SEJA FELIZ!
- Wandara Nara
- 22 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2024
SERÁ QUE VALE A PENA "FAZER DAS TRIPAS CORAÇÃO" PARA SE ENCAIXAR NOS PADRÕES?
OS “MALDITOS” PADRÕES QUE CONDICIONAM A TUA VIDA E TE LEVAM À AUTO-REJEIÇÃO?
EVICASTA MARQUES ( CATIZA), 31 ANOS
NATURAL DE PICOS, SÃO SALVADOR DO MUNDO
VIVE NA CIDADE DA PRAIA
TRABALHA NA PARTE ADMINISTRATIVA DE UM JARDIM (NA CAPITAL)
1º ANO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO(UNIVERSIDADE SANTIAGO_CAMPUS DA PRAIA
MENTORA DO PROJETO "PODER DAS CURVAS"

Ainda, para muitas, é complicado lidar com o facto da aparência ser um dos principais requisitos tanto para a aceitação como para o desprezo/humilhação. Desde há muito tempo que as mulheres “gordas” eram consideradas desinteressantes e sem encanto nenhum porque a ideia da mulher esteticamente ideal, que nos foi vendida massivamente, era sexy e com curvas na medida certa.
Olhando para Cabo Verde, que é o nosso foco, percebemos que o facto de seguirmos a linhagem cultural, principalmente a ocidental, permitiu manter por muito tempo este “padrão do belo” . Mas, a história mostra que em muitas outras partes do mundo, em especial na África, por exemplo, ter uns quilinhos a mais é sinal de status para as mulheres. Hoje, com mais ou menos preconceito, movimentos e personalidades ergueram-se por esse mundo fora para desmascarar(e bem) um modelo...Um modelo que fez muitas se sentirem rejeitadas e com vergonha do próprio corpo.
Desta vontade em oferecer confiança e empoderamento, amor próprio e motivação, que Evicasta Marques criou PODER DAS CURVAS. Um projeto que surgiu nos Picos, em Abril de 2020 em meio de uma pandemia, e que ganhou vida na Cidade da Praia, cidade onde esta menina/mulher, de 31 anos, vive neste momento.
A luta para agradar ou se encaixar é desgastante, mas a felicidade depende da própria aceitação. “Eu desde sempre fui “gordinha” e acabei gostando do meu corpo como ele é, não quer dizer que não me cuido para ter uma vida saudável” assume Catiza, nome pela qual também é conhecida a MENTORA DO PODER DAS CURVAS que tem como propósito partilhar pensamentos e suportar as meninas “PLUS SIZE”. PLUS SIZE? Mas não ficava melhor um nome mais “CRIOULO”?... a jovem acredita que plus size soa mais suave que a palavra “gorda” que muitas vezes “humilha e insulta”, e segundo ela a ideia não é afundar mas sim levantar as mulheres.

"TEM SIDO GRATIFICANTE AJUDAR ESTAS MULHERES A RESGATAREM A CONFIANÇA"
De momento, Evicasta Marques conta o apoio do Marido, Luís Monteiro, e do Rapper Nishow do grupo RB2 (fotógrafo) e juntos, além de devolver sorrisos e confiança, estão a trocar experiências e conhecimentos com as várias mulheres que procuram apoio de diferentes pontos de Cabo Verde(Santa Cruz, Praia, Picos, ). De recordar que inicialmente, e sempre de acordo com Catiza, o projeto só tinha o suporte virtual, ou seja, uma página no Facebook, onde postavam sessões de fotos para atrair mais “modelos” interessadas.
Depois deste processo, o passo seguinte foi levar esta ideia para o terreno num período de Covid -19.“A pandemia limitou bastante as nossas vidas, mas uma vez por mês temos tido encontros com a ideia de valorizar novas caras, novos corpos e também apreciar os lugares lindos de Cabo Verde”, disse, e recorda que a primeira reunião aconteceu em Santa Cruz(SANTIAGO).
Por adquirir experiência, de 4 anos, como membro NEGRA PLUS SIZE (primeira iniciativa em Cabo Verde que defendeu os interesses destas mulheres), Evicasta Marques tem uma forte crença nesta proposta social, e por isso, espera contar com apoios de pessoas que queiram dar um contributo voluntário às questões emotivas e sensíveis, como frustrações/recaídas, que carecem de assistências de profissionais. E se isso não acontecer?. “O plano B é tentar encontrar parceiros porque este projeto não pode ficar órfão de um(a) psicólogo(a) ou um(a) nutricionista, por exemplo” salienta.
Sem tabus e rivalidades, e sabendo da existência de uma política machista que teima em desaparecer, esta jovem sonhadora quer recrutar mais homens que identificam e apoiam a mulher nesta causa e batalha diária de ter uma vida digna, longe de julgamentos porque veja que “existem muitas pessoas que sentem felizes ferindo outras com palavras e atitudes”.
Evicasta Marques ambiciona tornar o PODER DAS CURVAS numa agência de moda para mulheres PLUS SIZE de Cabo Verde, e quem sabe, levá-lo a um nível internacional. Só que esta visionária, que trabalha na parte administrativa de um jardim na capital e está no primeiro ano de licenciatura em Ciências de Educação na Universidade Santiago-Campos da Praia, não terá uma caminhada facilitada porque tem uma outra prioridade, que é ajudar a Mãe a expandir o negócio de produtos 100% naturais(NATUR´ANA).
Quem disse que será fácil? “Nós mulheres também temos capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, e com força de vontade, motivação e ajuda das redes sociais, irei concretizar estes compromissos "concluiu, deixando a garantia que “qualquer uma que quiser fazer parte desta família será acolhida, com amor e muito carinho”.

"ALÉM DA MINHA MÃE, EU SOU A PROVA DA MINHA INSPIRAÇÃO. MAS TAMBÉM ESPELHO-ME EM TODAS AS MULHERES QUE LUTAM PARA SERMOS VALORIZADAS POR AQUILO QUE SOMOS"
Comments