top of page
Buscar

PEX DIZ QUE A “FORSA” DE UM ARTISTA TEM QUE ESTAR EM DEUS E NO SEU INTERIOR

  • Tchabana Vizon
  • 30 de jan. de 2021
  • 3 min de leitura

Num pequeno bate-papo com TCHABANA VIZON, o Rapper Cabo-verdiano falou um pouco da nova música, disponibilizada no passado dia 25 de Janeiro, e de algumas curiosidades.



ree

Depois de “PREÇO DE FAMA”, PEX trouxe aos fãs e ao Rap Crioulo um novo trabalho intitulado “FORSA”. Mais do que despertar emoções, o Rapper demonstra de forma enérgica que perante as dificuldades temos que agarrar o nosso propósito com determinação para contrariar as previsões de fracasso. A produção musical esteve a cargo de DiTerra Records e a realização do vídeo foi obra da Square Films.

O jovem de 33 anos, que tem partilhado ultimamente na sua página do Facebook intervenções sobre preconceito, história de “Gangsta Rap” e outros assuntos de acordo com PEXIOLOGIA, está no cenário de rimas e poesias desde 2008. Época, que segundo ele, lançou um projeto a sério com 18 faixas e que deu o nome de “MÚSICAS DE RUA”.


ree

PEX SILVA

33 ANOS

RAPPER

HOBBIES: JOGAR PLAYSTATION, LER & ESCREVER

PRAIA, CABO VERDE








O QUÊ QUE TE FEZ TRAZER “FORSA”

Inspirei-me na situação que estávamos a viver sem shows, sem eventos. E na vida de uma pessoa que confia que pode realizar um objetivo, mas e se isso não acontecer, será que a mesma pessoa consegue manter o foco e a motivação?


“Enquanto Bô Bu Sa Desabafa/ Rapaz Sa Conta Mas Grana; Enquanto Bô Bu Sa Critica/ Rapaz Sa Poi Miniz Grita; Ta Esforça Pa Scrébi Bom Letra, Liçon Di Vida Na Cada Folha, Ma Mundu Ka krê Compromisso…” ACHAS QUE O RAP KRIOLO TEM FOME DESTE COMPROMETIMENTO?

Esta frase é aberta a interpretações. Eu falei no sentido que a maioria dos jovens que está a cantar agora querem dinheiro, show e meninas a gritarem. Ninguém mais quer transmitir conhecimento e ser reconhecido como uma pessoa culta e inteligente. Parece que o mais importante hoje em dia é fazer “paiaia”.


“Y Si Bu Letra Ka Toca/Bu Menti Desfoca”. COMO RAPPER É DISSO QUE TENS MEDO?

Este verso retrata o medo de todos os artistas, porque todos querem “tocar”, todos querem fãs e serem aceites; mas é como que a força de um músico/compositor se resumisse apenas a estas coisas. Para mim, a força de um artista está em Deus e no seu interior.


DE “RAP SKOLA” ATÉ AGORA TIVESTES ALGUNS MOMENTOS DE ASCENSÃO E QUEDA? SIM/ NÃO. QUAIS?

Eu nunca fiz música com intenção de ascender a nada. Fiz e ainda faço porque gosto de motivar, inspirar e ensinar através das minhas letras. Os meus sons são reflexos das mudanças que acontecem na minha vida.


MUITOS DIZEM QUE ÊS UM RAPPER DE POUCOS LANÇAMENTOS. CONCORDAS?

Divulgo os meus trabalhos quando houver condições e quando tenho novidades. Porque agora lançar uma música exige muito; é tempo de estúdio, os videoclips estão caríssimos, os apreciadores nem compram a tua arte querem apenas ouvir, e no final das contas, fazes por fazer sem ter um retorno. Na atual situação em que vivemos não dá para investir na música sem pensar em pôr nas plataformas digitais mas para isso as pessoas devem adquirir e dar suporte.


E ESTE ANO TEM MAIS PEX?

SIM. Estarei mais ativo e em parceria com a DiTerraRecords e acredito que vai correr tudo bem.


NÚMEROS, RECONHECIMENTO OU ESSÊNCIA?

Essência.



PEX Vs ALCEU

ree

PEX significa uma mordida de um pássaro raro (ONE PEX) que te deixa com uma cicatriz que não sai nem com uma cirurgia. Quer dizer que todo aquele que tiver o privilégio de me ouvir nunca mais vai me esquecer.


ALCEU é uma personagem fictícia que eu criei para descrever um estado/elevação espiritual. Mas as pessoas só entenderão melhor o significado deste protagonista nos meus próximos projetos.




Comments


Espaço Feedback

Obrigado

"O começo é a parte mais importante do trabalho" Platão

bottom of page