top of page
Buscar

NUM ESTRANHO E CONFUSO 2020... ALGUMAS CONQUISTAS TROUXERAM ESPERANÇA

  • Dìwé Marginal
  • 3 de jan. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 22 de fev. de 2021

COM PERDAS, ASSASSINATOS E TRAGÉDIAS, A PANDEMIA ROUBOU QUASE TODOS OS HOLOFOTES NO ANO MAIS INVULGAR DE SEMPRE


ree

Uma montanha-russa cheia de emoções e sentimentos contraditórios. O Covid-19 veio ocupar um espaço indesejável nas nossas vidas. A partir daí, começou a nova ordem. “LAVE AS MAÕS REGULARMENTE”, “MANTÉM O DISTANCIAMENTO”, “FIQUE EM CASA” e adquire os teus novos acessórios pessoais: “MÁSCARAS" e “ALCOOL GEL".

Pânico total, pelo menos no inicio. O medo de um vírus desconhecido levou muitas pessoas a ficaram “presos” em casa por iniciativa própria, e depois, com o agravar da situação, tiveram que acatar leis impostas pelo governo. A verdade é que muitos planos, sonhos e oportunidades tiveram que ser adiados ou cancelados.

Empresas caíram, muitos perderam o emprego e a classe média-baixa, em particular, passou a viver no fio da navalha. Ruas vazias, grandes cidades “mortas” e a revelação da desigualdade muitas vezes camuflada.


Juntamente com o efeito do coronavírus, que mudou a nossa forma de ser e de estar, tivemos um leque de acontecimentos tristes e revoltantes que vieram (re)abrir feridas e outros que deram ânimo e esperança.




Cabo Verde perdeu Jorge Neto a 20 de Fevereiro. O popular “wuauuu” e vocalista da Banda Livity morreu vítima de um duplo acidente vascular cerebral, aos 55 anos.

Mas antes o arquipélago estava com um nó na garganta e revoltado por causa de Giovanni assassinado brutalmente em Bragança, Portugal.


A cultura ficou ainda mais pobre com o desaparecimento de Kaká Barbosa, a 1 de Abril. O músico, escritor faleceu aos 73 anos por causa de doença prolongada. Além das célebres composições, o contista ficou conhecido também pela alfinetada ao Hip Hop, em 2012, considerando o estilo de “CHINGUA”, “PARA NÃO DIZER PAPEL HIGIÉNICO”.


Chuvas de Setembro. Chegou, destruiu e desalojou várias famílias. A riqueza da agricultura tirou ainda a vida de um bebé de seis meses.

As escolas adotaram o ensino à distância, mas aqui abro os parêntesis para realçar a importante conquista do Instituto Cabo-verdeano de Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) na introdução da temática igualdade de género no ensino básico e secundário no país.


ree

ree

Beto Alves, Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, parte na véspera do natal. Entre o atentado escrito pelos jornais e a hipótese de suicídio levantada pela Polícia, os políticos de sofá estiveram a condenar sem provas e a incitar o ódio partidário.

Mas espera…Ulisses Correia e Silva, nosso primeiro ministro, disse que a justiça cabo-verdiana “é legítima, credível e prestigiada”. Será que este “atentado/crime” será desvendado?


ree

A 25 de Maio, o afro-americano George Floyd era morto por um policial o que gerou uma onda de protestos e indignação nas ruas. Ruas que voltaram a encher, mesmo em tempos de pandemia, para celebrar a vitória, em Novembro, de Joe Biden contra Donald Trump numa eleição que colocou Kamala Harris, a primeira mulher negra, na vice-presidência dos Estados Unidos.

ree

Mês de Julho, Moscavide (Portugal). O ator Bruno Candé era assassinado em plena luz do dia. Quatro tiros e o reacender dos problemas antigos de racismo e xenofobia.

A 4 de Agosto, uma impressionante explosão no porto de Beirute (Líbano) provocava mais de cem mortes e 4 mil feridos.


Se por um lado, a poluição atmosférica diminuiu na “quarentena”, por outro, as alterações climáticas continuam a assustar porque “as grandes camadas de gelo da terra, a Gronelândia e a Antártida, estão a derreter seis vezes mais rápido do que na década de 1990, graças ao aquecimento global”, RTP.


No Desporto, Fãs da NBA e do FUTEBOL choraram a morte de dois astros. Kobe Bryant (e filha Gianna) faleceram, em Janeiro, num trágico acidente de helicóptero.

Já o D10S Maradona faleceu, em Novembro, por insuficiência cardíaca aguda. Entre a idolatria, paixão e vício das drogas, o astro argentino brilhou na copa do mundo de 1986. A copa da mão de Deus.

O ano de Lewis Hamilton. O automobilista inglês sagrou-se heptacampeão após vencer o GP da Turquia. Assim, ele igualou o recorde de sete títulos mundiais de Michael Schumacher e superou o ex-piloto alemão no máximo de vitórias.

Na televisão, Cláudio Bento França estreou-se como Pivot da SIC Notícias. Muitas pessoas limitaram-se a elogiar a cadeia televisiva, e nem tanto a capacidade do negro de rastas. A mesma conquista conseguiu Evelise Raven Carvalho, ela que é a nova aposta da TCV para o jornal da tarde.



Estes são só alguns casos que tiveram repercussão mediática, uns mais que os outros.

O Covid-19 já matou milhões de pessoas, e a tão aguardada vacina Pfizer, que já está a ser injetada nas pessoas, tem gerado alarmes e preocupações por causa das alergias. Podia falar da teoria de conspiração e da tática dos poderosos, mas acredito que tu, uma pessoa comum, dentro de todas estas dificuldades também escrevestes as tuas páginas de superação. Em silêncio, e longe do foco do mundo deste início ou alcançaste algum objetivo, portanto, mereces estes aplausos. Porque os teus sonhos e projetos devem ter importância para si e não para os outros.

Que o 2020 nos sirva de alguma lição...


















Comments


Espaço Feedback

Obrigado

"O começo é a parte mais importante do trabalho" Platão

bottom of page