top of page
Buscar

NÃO DIGAS "K´IMPORTAN" PORQUE A PEDOFILIA É UM PROBLEMA DE TODOS

  • Dìwé Marginal
  • 13 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Não é uma questão de ter ou não filhos. O drama é de TODOS. Não podemos fechar os olhos porque temos o dever social de combater um crime que destrói a infância e mancha para sempre o futuro das crianças.
ree

Quantas vezes já ouvistes...

um(a) adulto(a) a tratar uma criança de “Nha Moz”, “Nha Pikena”...

Já vistes...

aquele tio/tia ou um parente próximo que gosta ter o sobrinho(a)

“na si ragaz”, com um afeto além do normal...

E aquele vizinho...

que sempre atrai a criançada com doces ou… telemóveis…

Será que prestas atenção nestas práticas que julgas ser inocente, mas que podem ser o inicio de uma história infernal?


Ultimamente, o desaparecimento e violação de menores têm assustado Cabo Verde. O abuso sexual, que na maior parte das vezes acontece no ambiente familiar, está a aumentar e, os pais e encarregados de educação exigem justiça para esta barbaridade.

Através da campanha “NÃO TOQUE NO MEU CORPO”, lançada a 4 de Junho, dia internacional das Crianças Inocentes e Vítimas de Agressão, a ACRIDES (Associação Crianças Desfavorecidas) apela toda comunidade crioula para a necessidade que as crianças precisam de conhecer as formas para se auto protegerem diante de comportamentos de riscos. É preciso ter consciência e conversar sobre as partes do corpo e procurar, sempre que possível, a ajuda de um profissional na matéria da sexualidade e nos direitos da criança.


Já Jacob Vicente, Psicólogo e autor do livro sobre "PEDOFILIA E ABUSO SEXUAL", defendeu, em fevereiro deste ano, a castração química, ou seja, o uso de medicamentos hormonais nos agressores para diminuir o apetite de fazer sexo. Ele exigiu também punição severa contra os violadores em caso de haver prova médica do crime.


Em 2020, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) recebeu mais de 86 denúncias de violação contra menores a nível nacional. Na mesma altura, o relatório da ONU para a África Ocidental e o Sahel colocou o arquipélago juntamente com países como a Burkina Faso, Chade, Costa do Marfim, Gana e Guiné, que tiveram um aumento da taxa de violação durante o período do confinamento.


A situação é alarmante e os números podem não corresponder à realidade, porque várias vítimas foram manipuladas e muitas pessoas, que em vez de denunciarem, optaram pelo silêncio.

A criança precisa crescer numa atmosfera de harmonia para que ela possa desenvolver, e nada, repito, nada justifica violar os direitos fundamentais e interromper as fases de criação de um "pedaço" de ser humano.

Questionamos sempre, na maioria das vezes com razão, as leis do governo ou das instituições mas precisamos perguntar se estamos a EDUCAR, a ACOMPANHAR e a ORIENTAR.

ree

EXIGE JUSTIÇAKA BU DECHA BU MININO LARGADO…E SE ACHAS QUE EXISTE DESCULPA...PENSA... E SE FOSSE COMIGO?



Comments


Espaço Feedback

Obrigado

"O começo é a parte mais importante do trabalho" Platão

bottom of page