NOVEMBRO: SERÁ QUE “ 1 SOL DENTO BO” DE ZAY-G SALVA O MÊS DO HIP HOP EM KRIOLO?
- Dìwé Marginal
- 30 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2021
O dia Mundial do Hip Hop é celebrado no dia 12 mas o mês de Novembro fica marcado pela ausência de barras dos “GRANDES NOMES” do Movimento e agradáveis surpresas.
Sem Show e Sem Cachet muitos artistas viram seus projetos e sonhos adiados. Para uns, 2020 pode ser o pior ano a nível da atuação, mas para outros, foi um período aproveitado para a afirmação no game, pelo menos através do YOUTUBE. A influência do Hip Hop, cultura com mais de 47 anos, é gigantesca, e em Cabo Verde a grandeza tem vindo a aumentar fruto da propagação de mensagens fortes e conscientes.


… “nKonxi um puto di nha zona caderanti
É mostram um puto cego ka ta odja nada si dianti
Kel puto di nha zona kre conxi mundo xintado
Kelotu ki namci cego kre ser advogado
És é lutadoris na ringue di vida
Ês namci especial, portadoris di autoestima
Nunca ko fla ma Dios dja xkeci dibo nem na brinca
Keli é pa bo k namci pronto ta odja i ta caminha”
O Jovem Rapper Zay-G, lançou “1SOL DENTO BO” a 13 de Novembro, com a participação de Ga DaLomba. Uma música sentimental, de motivação e coragem dedicada às pessoas com deficiência e que vivem praticamente numa cadeira de rodas. Pessoas pelas quais, muitas vezes, a sociedade nega oportunidades e as empurra para a exclusão. Escolhi esta música como a melhor do mês, não porque os “outros” não lançaram, mas pela carga emotiva que o Rapper depositou numa mensagem consciente que deve ser ouvida. Uma história de superação e luta que Marco Bontempo também trouxe no início do mês em “SENTIMENTO VIVO” que contou com a parceria de Eddu Dsd.
Já PNC (R100J) juntou ao Dj Lefty e com um beat clássico prestou tributo ao HIP HOP com “RIBA 10”. O mesmo título do novo trabalho disponibilizado três dias antes por Big Z Patronato_RIBA DEiii_ um ritmo diferente dos sucessos como “Maria” ou “Demónios na nha Mente” mas mais uma prova da polivalência do Rapper.
Foi notória a ausência dos “GRANDES” e dos RAPPERS em ascensão do panorama nacional. Por falar em GRANDES, LANDIM KS nos proporcionou um misto de sentimentos no novo álbum MÓHNaLizza, lançado a 21 de Novembro.
Como disse anteriormente, estamos a viver tempos difíceis e diferentes que implicam a proteção dos artistas e de todos os envolventes. Não escondo que queria ouvir Shade B, Pex, Devil- k, Loreta, Ne Jah, Mark Delman (autor de letra “Dpos d´Quarentena”, sucesso d´ouro de Nelson Freitas) ou Kiddye Bonz, entre outros nomes do underground, que fizeram falta nesse dia de festa da cultupa Hip Hop.


Mas THAIRO KOSTA pensou em tudo quando nos brindou, na data do Hip Hop, com “PRISIONADU”. Um relato do dilema da emigração que contou com a presença dos vários nomes influentes do RapKriolo como: Batchart, Edyoung Lennon, Hélio Batalha, CMC, CESF, Trakinuz, Jay, ou Dibaz Mob (…)
Agradado fiquei em ouvir I AM PROBLEM vol2, de Young G Sambriu, em especial a faixa “Ruspeta ft Mota Jr”. Fez-me recordar o trágico desaparecimento do Rapper Português, que além de rimar em Crioulo, deixou seu nome na página do Rap.
Não conhecia o trabalho da Flavinha Trap Girl. Com o EP 2Lado, de 5 faixas, disponível desde 25 de Novembro, senti atitude, muitos versos inteligentes, e garra em deixar a sua marca. https://www.youtube.com/channel/UC_RyXS5Lm5hvfDxMb0wutRg
Comments