CULPADO É O ANTÓNIO COSTA
- Wandara Nara
- 3 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
$$$
Estamos careca de saber que Portugal não é sinónimo de qualidade de vida. Mas, tem sido o abrigo para emigrantes que tentam escapar do drama económico/social dos países de origem.
Aumentam a um ritmo supersónico, as comunidades de brasileiros, guineenses, caboverdeanos, angolanos, indianos, etc...que tem este país como destino, pois, o desejo é de encontrar estabilidade e segurança, ou simplesmente ter uma via para chegar aos países com condições melhores.
Mas o momento é desanimador e crítico, tanto para quem já cá está há mais tempo, ou para quem acabou de pisar as terras lusas. Todos(ou quase) estão a pagar com a $ubida de bens essenciais e, a classe trabalhadora, principalmente, vive no fio da navalha.
É precisamente por causa deste período que é, URGENTEMENTE, (RE)pensar onde gastar o pouco que estamos recebendo, para que possamos manter o mínimo de dignidade.
Já não há vestígios dos 250€, nem a ajuda na eletricidade, e se houver, acredita que de alguma forma estes valores voltarão para o estado, o malabarista em truques de engodo.
Os 500€ atribuídos aos funcionários pelo continente não serão eternos. Aliás, a culpa de muitos os ter torrado no natal e fim do ano, é do senhor costa?
Pois bem, aos emigrantes que trabalham feito condenados, e muitos deles até ganham um bom salário, esta é a hora de investir, de uma vez por todas, no essencial. Ou então, não conseguirão cumprir com os senhorios nem com as responsabilidades bancárias. Não é gastando mais do que ganha que sairás da teia dramática das dívidas.
PORTANTO:
Planeja a ida ao supermercado e compra o que REALMENTE precisas(leva o teu saco de casa)
Calcula as tuas receitas, despesas e tenha o controla dos teus números(saiba para onde está indo o teu dinheiro)
Cuidado com as promoções, foram elas que levaram todo o teu subsídio
Estuda para controlar as tuas emoções, não precisas adquirir para ostentar
Questiona qual o valor que aquele objeto/artigo irá acrescentar na tua vida
POR FIM, deixo aqui em baixo, a capa de 2 ótimos guias para tu perceberes melhor as armadilhas do dinheiro.


Comments