top of page
Buscar

CHEF JOÃO PAULO “SER COZINHEIRO É UMA DAS MELHORES DEMONSTRAÇÕES DE AMOR”

  • Wandara Nara
  • 6 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

O JOVEM NATURAL DE SÃO SALVADOR DO MUNDO, DESAFIADO PELO IRMÃO EVANDRO, DIZ QUE ESTÁ FELIZ COM A ESCOLHA QUE FEZ E NÃO DESCARTA A HIPÓTESE EM TER O PRÓPRIO RESTAURANTE.


ree

Em entrevista, via email, o jovem contou-nos o seu trajeto e as suas ambições numa profissão que ele considera ser “exigente” mas “privilegiada”. João Paulo fez 14 meses de formação na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde e estagiou na Boavista, e é desde hà seis meses, o cozinheiro responsável do Restaurante_Esplanada ao Ponto, situada no coração da Cidade da Praia.

Em Setembro de 2013, deixou o concelho de São Salvador do Mundo e, entre o serviço militar e algumas adversidades, o Cozinheiro de 30 anos , sonha sair do país para divulgar o seu ofício e conhecer novas técnicas culinárias.



"NÃO EXISTE DIFERENÇA ENTRE HOMEM E MULHER NA COZINHA. O IMPORTANTE É DEPOSITAR AMOR NO NOSSO TRABALHO"


ree

QUANDO É QUE COMEÇOU/COMO É QUE DESCOBRISTES A PAIXÃO POR ESTA PROFISSÃO?

Tudo começou na infância, pois, sempre tive a necessidade de “pegar na panela”. Mas, a nível Professional, posso dizer que foi desde 2014 quando estava no serviço militar (Achada Mato) surgiu a oportunidade de formação em carpintaria. Entretanto, em uma conversa com o meu irmão Evandro, que na altura trabalhava na Bornefonden, ele me alertou sobre um projeto que apoiava jovens para formação Professional com 100% de cobertura das propinas. A partir deste momento, desisti da carpintaria e aceitei a ideia do meu irmão em procurar novo curso, e foi assim que eu cheguei à Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.


CONTA-NOS UM POUCO SOBRE A TUA FORMAÇÃO E AS DIFICULDADES QUE TIVESTES ATÉ ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO?

Eu fiz a formação de cozinha/pastelaria nível IV 8º edição 2014/15 na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde que demorou catorze meses, e em seguida fui

estagiar na Boavista. O desafio foi grande porque tinha que conciliar o serviço militar com a formação, ao mesmo tempo que enfrentava a adaptação de um novo estilo de vida diferente da ilha de Santiago. Graças a Deus aprendi muito, e este período foi bastante satisfatório porque me ajudou a entrar diretamente para o mercado de trabalho logo depois de terminar o estágio no mesmo espaço.


TRADICIONALMENTE, “MUDJER KI TA PILOTABA FOGÃO”. DE QUE FORMA É QUE VÊS ISSO HOJE EM DIA?

Para mim, não existe diferença entre Homem e Mulher na cozinha porque o importante é depositar amor no nosso trabalho. E hoje, penso, que qualquer um está “à vontade” na área que escolher , só tem que fazer por merecer.


"Foi duro e desafiante deixar a minha zona para trilhar o meu caminho. Mas Deus guiou os meus passos e estou a vencer na vida com humildade e sabedoria"


LIDAR COM A COMIDA É UMA OCUPAÇAO PREVILEGIADA E NOBRE. QUAL É A TUA MAIOR EXIGÊNCIA?

Tanto os alimentos como a vida exigem muito. Mas neste ramo precisamos fazer o melhor a cada dia, porque a satisfação do cliente é sempre prioritária.



SER COZINHEIRO É?

É você amar uma pessoa sem ela saber quem és. Sem dúvida que é uma das melhores demonstrações de amor.


QUAIS SÃO OS DESAFIOS DE SER “COZINHEIRO RESPONSÁVEL” NA ESPLANADA AO PONTO?

Ser o cozinheiro responsável, ou chefe como eles me chamam, é uma grande responsabilidade e sacrifício. Porque, além de saíres para o trabalho sem hora de voltar, nunca podes deixar o cliente à espera muito tempo e deves administrar para que tudo esteja na perfeição. Tudo isso é uma luta.


MAIOR ELOGIO QUE JÁ RECEBESTES?

Os elogios são muitos e sempre com o propósito de fazer mais e melhor. Só que tento levar mais em consideração as críticas, como forma de aperfeiçoar o meu trabalho.


O “STRESS” E A “PRESSÃO” JÁ TE DEIXARAM “ EM DIA NÃO” ONDE NEM UM PRATO DAVA CERTO?

Não. Nunca passei por situação do tipo. E o stress e pressão são dois inimigos da perfeição, portanto, é manter-se calmo e confiante.


EXISTE ALGUÉM QUE GOSTAVAS DE TER UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM/ALGUÉM QUE ADMIRAS NESTE RAMO?

Sim. O Chefe Olívio Fernandes da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, que é para mim, o melhor chefe do mundo pelo seu carácter, humildade e simplicidade.


TENS ALGO A DIZER ÀQUELES SONHADORES QUE TÊM MEDO DO PRECONCEITO?

Acreditem. Porque com fé tudo é possível.


PENSAS ABRIR O TEU PRÓPRIO RESTAURANTE?

Quem sabe, futuramente, e com mais algumas formações.



CURIOSIDADES SOBRE O CHEF:

FÃ DE ATLETISMO E FUTSAL_ADORA ESTAR EM CASA COM A FAMÍLIA_ SEMPRE A APROFUNDAR CONHECIMENTOS SOBRE A ARTE DE COZINHAR.


"TENHO VONTADE DE MOSTRAR ÀS PESSOAS AQUILO QUE EU FAÇO E SER RECONHECIDO PELA MINHA DEDICAÇÃO



Comments


Espaço Feedback

Obrigado

"O começo é a parte mais importante do trabalho" Platão

bottom of page