top of page
Buscar

BEM DI NADA: UM MARK(O) HISTÓRICO E UM BIG QUE NÃO SABE DESPERDIÇAR UMA RIMA

  • Dìwé Marginal
  • 7 de ago. de 2022
  • 4 min de leitura

Mark Delman disponibilizou, no dia 5 de Agosto, a música “BEM DI NADA” que contou com a participação de Loreta, um dos mais prestigiados Rappers Crioulos. Nesta colaboração, de enorme energia e mentalidade vencedora, o Rapper de São Vicente mostrou, mais uma vez, que pretende aumentar a fasquia e conseguir ainda novos e grandes voos com o Rap.

É daquelas músicas com bastante representatividade, com princípios de luta e perseverança em que o objetivo principal é motivar à libertação do medo...


ree

O trajeto de Mark Delman tem sido vitorioso devido à consistência no trabalho. Podia falar aqui de muitos valores que este Rapper já adquiriu ao longo do percurso no Rap, mas, prefiro focar num que considero ser mais relevante neste momento; A MATURIDADE. A forma como ele encarou, por exemplo, “os “beef´s” onde seu nome esteve envolvido, demonstram que ele sabe distinguir palavras que levam a distrações e ideias que agregam solidez à sua carreira.



ree

Falar de Loreta é fácil.

Difícil é encontrar, hoje em dia, adjetivos que se aproximam das qualidades deste rapper que, com tantos sons, ainda consegue ser surpreendente e imprevisível. Se acompanhas o Rap e a longa caminhada de Big Lora, podes dizer que o movimento é grato por ele representar as cores do arquipélago e do continente africano.

“Moda Cesária, oro na pescoço oro na mó e tambe na nha denti”

MÚSICA


Depois de estarem juntos em “EZ CA SABI”, Mark Delman & Big Lora voltaram a trazer rimas inéditas em “BEM DI NADA” numa faixa produzida, mais uma vez, por Felino. Uma junção do útil ao agradável, uma vez que, Loreta sabe das piores experiências que enfrentou, por ter vivido nos bairros em Portugal. Aliás, os relatos das músicas deste lendário Rapper, tem sentimentos de revolta porque não tinha nada, mas também tem coragem de quem quis lutar para sair do drama em que se encontrava. Então, quem mais fazia sentido em “BEM DI NADA”?.


Mark Delman, que conhece bem a realidade de São Vicente em particular, e Cabo Verde no geral, faz questão de pensar grande e estimular os fãs e nativos a não se conformarem. Pois, se o o medo de lutar for maior que a vontade de conquista, nunca mais seremos verdadeiramente livres e donos dos nossos destinos.


Esta música não se destaca pelos versos, mas sim pela sua composição, conexão e entrega dos dois artistas, que nos permitiram sentir esta mensagem como um guia, para não sermos cúmplices de injustiças, para defendermo-nos dos tiranos racistas e ser um suporte para cada irmão, imigrante ou não que vagueia por este mundo fora. Se cada africano estudar e conhecer as leis, investigar para saber mais dos nossos antepassados e guerreiros que lutaram, aí sim, seremos uma ameaça para o opressão.


Este hino caía que nem uma luva no dia em que Cabo Verde comemorou os 47 anos da independência(5/7/2022).

VIDEOCLIP (MAGENS MARCANTES)


ree

BANDEIRA DE CABO VERDE


Tanto Mark Delman e Loreta caminham em direção à bandeira de Cabo Verde... Ambos transmitem aquela visão de respeito, e fazendo bem o que fazem (RAP) ficam mais perto de pôr a nação em mais alto nível.

Se queremos ter/ver Cabo Verde/Caboverdeanos no topo, com justiça e igualdade, não deve haver espaço para o medo.


SIGNIFICADO DOS INTEGRANTES


Tem uma parte do clip que Loreta aparece aparece acompanhado de algumas pessoas, como que a representar as ilhas de Cavo Verde.

Podiam aparecer todos vestidos iguais? Talvez pela harmonia visual. Mas a mensagem pode ser mais profunda tendo em conta a famosa frase determinante de Cabral (UNIDADE E LUTA). Não temos que ser iguais na aparência, mas o objetivo é fazer frente às desigualdades do sistema, quer político, social ou educativo.

“Ês Racistas tem raiva di oiá nós vencé”

TERNO E GRAVATA


Este tipo de vestuário era considerado por séculos, como roupa de burgueses, homens de negócios... De alguém sério, intelectual e bem sucedido, não é? e se conheces a história negra sabe que estes atributos eram "apenas" vistos nos homens brancos pelos homens brancos. Também tinhas as pessoas de alto cargo, como políticos, doutores/médicos que pareciam Deuses quando falavam porque eram tidos como os donos da verdade

Ao usar estas roupas, Mark Delman e Loreta mostram que os blacks podem ser pessoas bem sucedidas, querem exaltar a negritude exigindo o lugar no mundo através da arte. Querem reforçar a seriedade desta luta contra a descriminação e, no fundo, são grandes pensadores que querem convencer o público.


CESÁRIA ÉVORA E OUTROS NOMES IMPORTANTES DA HISTÓRIA NEGRA


Diva, da ilha de Mark Delman, aparece na camisa dos dois artistas. Um sinal de luta e conquistas. A mulher de pés descalços que inspirou e é um símbolo da Cultura Caboverdeana.

De recordar que, na música “Ez ka Sabi, Mark Delman já tinha mencionado o nome da Cesária Évora.

Visualmente, o clip está recheado de personagens e figuras que influenciaram o rumo da história negra. Amílcar Cabral, Nelson Mandela, Malcom X, Nina Simone, entre outros... sem dúvida que o propósito de incluir estes visionários vem da necessidade de (re)lembrar a vitória negra. A vitória dos que foram constantemente inferiorizados mas que conseguiram vencer com talento e inteligência o mundo da “branquitude”.

Só que a batalha ainda não está ganha, mas esta música vem contribuir para manter acesa a chama da esperança e vontade de nunca baixar a guarda até sermos totalmente tratados como seres humanos.

ree



Comments


Espaço Feedback

Obrigado

"O começo é a parte mais importante do trabalho" Platão

bottom of page