top of page
Buscar

2023: PODE SER O TEU ANO, OU O ANO DOS MESMOS VÍCIOS QUE TE MATAM

  • Dìwé Marginal
  • 1 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

ESTE ANO VOU MUDAR

Esta é a famosa frase cliché que acompanha a multidão em cada virada do ano. Brindamos com champanhe, assistimos ao espetáculo do fogo de artifício, e gritamos FELIZ ANO NOVO enquanto tocamos panelas e frigideiras. É um sentimento especial, porque estar junto de quem amamos, e saber que temos mais algumas páginas para escrever, é motivo de ser GRATO.


Só que, entre as lindas promessas de mudanças, tanto a nível pessoal ou profissional que almejamos, há uma pergunta que não quer calar: O QUE É QUE TU VAIS FAZER PARA ATINGIR OS TEUS OBJETIVOS PARA ESTE ANO?

ree

Bem, não te quero desanimar logo no início desta nova jornada, mas, deves saber que para sair do ponto A e chegar até o ponto B implica esforços e sacrifícios, implica consistência e disciplina.


No dia 31 de Dezembro, vi um amigo com uma caixa de cerveja em cima do ombro, e mais um saco de bebidas na mão. Supostamente para esperar 2023 em grande estilo como a maioria.

Quando ele me viu, veio com a conversa de que a promessa que ele fez na minha presença, de largar de vez a bebida, começará a partir do dia 1 de Janeiro.

Eu respondi-lhe: Jovem a promessa é tua, assim como a tua vida.


Este jovem, assim como tantos outros, acreditam que por chegar ao fim de um ano, devem comemorar o próximo com coisas que estão matando a saúde e a comunicação. Pois, são estes mesmos jovens que defendem que a convivência é sinónimo de álcool, mas na verdade é apenas uma falsa recompensa.


Esta pessoa tem consciência QUE QUER MUDAR DE HÁBITOS, pois sabe, que a bebida é o seu ponto fraco e a principal causa de ter uma vida igual à montanha russa.


Para este indivíduo, já só faltam 364 dias, o que já não é mau. Mas a contar que, o primeiro dia do ano caiu num domingo, e, ele bebeu, bebeu, porque tinha que postar as bebidas caras que comprou, não sei se vai estar disponível na segunda para o dia de trabalho.

Será mais 1 dia a NÃO CUMPRIR por culpa da maldita ressaca, consequência do dia anterior que teve. Dia que ele foi o RESPONSÁVEL pelos seus atos. Quando vier o mau estar, é mais fácil culpar a bebida, e, estando de ressaca, adivinha qual será o remédio? A maioria responderá, BEBIDA(OUTRA VEZ). E o ciclo, continuará.


Isto é apenas um exemplo, de como pequenos comportamentos podem afetar ou até guiar as nossas vidas... Porque tu só podes controlar-te a ti mesmo. Faça chuva ou faça sol, quem deve comandar a tua vida és TU. Trabalha a tua FORÇA MENTAL e tenha o compromisso com as promessas que fizestes e aos novos hábitos que queres praticar. Deixo aqui a sugestão do livro HÁBITOS ATÓMICOS, de James Clear, que pode ser um poderoso aliado.


IMAGINA


Se queres acordar bem disposto(a) no dia seguinte, vais continuar assistindo Netflix, até às três da madrugada, ou ficas a ver e a ouvir LIVES nas redes sociais que promovem o ódio e a intolerância?

PERGUNTA SE ISTO TE DESAFIA A SER UMA PESSOA MELHOR OU UM PROFISSIONAL EXEMPLAR


Queres parar de beber e ainda continuas a socializar com aqueles que só vêm a bebida como regra? TALVEZ NÃO ESTÁS NO MELHOR CÍRCULO.


Queres ter tempo de qualidade com os teus filhos? DESLIGA-TE DAS DISTRAÇÕES(tv, smartphone).


Queres ter conquistas?

FALA O SUFICIENTE, TRABALHA E NÃO FAÇA COMPARAÇOES. A TUA VIDA É UNICA.


A ideia não é acordar num belo dia e querer medir forças com o Hulk, o Dwayne Johnson ou a Nataliya Kuznetsova_NO PAIN NO GAIN_


É sim, perceber que 5minutos diários podem trazer benefícios para a tua saúde mental e física. É começar no teu ritmo. E se, os novos hábitos implicam sacrifícios, como disse anteriormente, só terás chance de progresso quando abandonares os maus hábitos que te matam. Como por exemplo, esperar pela segunda feira para iniciar algo, e de alguém que possa te motivar... serão a morte do artista


AMA. ESCOLHA VIVER. PEDE DESCULPA E ABRAÇA ENQUANTO ESTAMOS VIVOS.

SORRIA. LIVROS FAZEM MILAGRES. LIBERTA-TE DO CAOS DOS CENTROS COMERCIAIS




Comments


Espaço Feedback

Obrigado

"O começo é a parte mais importante do trabalho" Platão

bottom of page